quarta-feira, 13 de maio de 2009

Releitura

Através da leitura do artigo “O educador bem sucedido”, de José Manoel Moran, algumas considerações serão feitas:
Sabe-se que para um educador realizar um bom trabalho é necessário que ele tenha personalidade, competência e facilidade de aproximar e gerenciar pessoas e situações. Assim o bom educador precisa ter capacidade para se relacionar e se comunicar bem com seus alunos, bem como motivar-lhes de forma constante e competente.
Outro aspecto que também contribui para o sucesso é mostrar profundo interesse pelos alunos, auxilia-los em suas dificuldades, fazer aquele trabalho corpo a corpo, ou seja, de carteira em carteira, dar um atenção individualizada para o aluno. Esses aspectos contribuem para formação de vínculos.
O sucesso pedagógico de um professor esta associado também á capacidade expressar competência intelectual, de mostrar que tem domínio sobre determinadas áreas do conhecimento, que fazem parte do grau de interesse dos alunos.
É preciso considerar também, a coerência entre o que o professor fala e o que faz. Quando se une a competência intelectual, a emocional e a ética, causa um grande impacto nos alunos. Os discentes prestam muita atenção nos professores, a postura de um educador em sala de aula fala mais que as palavras. Portanto a união da fala competente com a pessoa coerente é uma arma didática poderosa.
E por fim, é importante ressaltar as técnicas de comunicação. Um professor que fala bem, que sabe contar histórias interessantes, que usa as tecnologias adequadamente, com certeza consegue bom resultados. Contudo, sabe-se que não há educadores perfeitos, mas para ser um bom profissional é preciso se revelar sem máscaras, deve se mostrar como alguém atento a evoluir, a aprender e a ensinar estimulando os alunos a mostrarem suas melhores qualidades.